quinta-feira, 16 de junho de 2011

O cego e o mealheiro.

Era uma vez um cego que tinha juntado no peditório uma boa quantia de moedas. Para  que ninguém lhas roubasse, tinha-as metido dentro de uma panela, que guardava enterrando no quintal, debaixo duma figueira. Ele lá sabia o lugar, e quando juntava outra boa quantia, desenterrava a panela, contava tudo e tornava a esconder o seu dinheiro. Um vizinho espreitou-o viu onde é que ele enterrava a panela, e foi lá e roubou tudo. Quando o cego deu pela falta ficou  muito calado mas começou a dar voltas ao miolo para ver se arranjava estrangeirista para tornar a apanhar o seu dinheiro. Pôs-se a considerar quem seria o ladrão, e achou lá para si que por força o vizinho. Tratou de vir à fala e disse-lhe;- Olhe, meu amigo, quero-lhe dizer uma coisa muito em particular, que ninguém nos oiça.-Então o que é vizinho?- Eu ando doente e isto há viver e morrer por isso quer-lhe dar parte que tenho algumas moedas enterradas no quintal dentro dentro duma panela mesmo debaixo da figueira. JÁ se sabe como não tenho parentes há-de ficar tudo para vossemecê que sempre tem sido bom vizinho e me tem tratado bem. Ainda tenho aí num buraco mais umas peças e quero guardar tudo junto para o que der e vier. O vizinho ouviu tudo aquilo e agradeceu-lhe muito, e naquela noite tratou logo de ir enterrar outra vez a panela do dinheiro debaixo da figueira para ver se apanhava o resto das moedas ao cego. Quando bem entendeu o cego foi ao sítio encontrou a panela e levou-a para casa e foi então que se pôs a fazer uma grande algazarra gritando.- Roubaram-me tudo roubaram-me tudo senhor vizinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário